28 novembro 2017

Ensino: qualidade e assiduidade [45]

-"[...] a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar. [...] Quando ao absentismo dos alunos nas escolas, a fonte atribui a culpa aos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos." Aqui.
-"[...] o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações." Aqui.
-"[…] os diversos estudos que têm sido feitos sobre o assunto, envolvendo entidades públicas e privadas como o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), revelam que os menores, sobretudo os da 1ª a 3ª classe, revelam baixa qualidade de apreensão das matérias. [Sobre este assunto, a ministra do pelouro, Conceita Sortane, disse que os materiais didácticos estão disponíveis e os professores nas salas de aula para ensinar as crianças, não se percebendo o que pode estar a concorrer para os baixos índices de aprendizagem." Aqui.
Número anterior aqui, número inaugural aqui. Escrevi no número anterior que uma real avaliação da qualidade do ensino no país passa por uma pesquisa de natureza estrutural e histórica com base em múltiplos factores que não deve abstrair dos estatutos e das relações sociais referidos. Um desses factores é, justamente, a assiduidade. Não parece sensato defender que professores e alunos faltam porque, globalmente, querem, porque são faltosos por natureza. Urge, então, saber por que razão ou por que razões a falta de assiduidade ocorre, onde, quando e com que tipo de pessoas. [foto reproduzida com a devida vénia daqui]

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