28 setembro 2014

Eleições 2014 em Moçambique: a sedução das multidões (4)

Quarto número da série. Concluo o primeiro ponto do sumário proposto aqui, a saber: 1. O sentido sinestésico da sedução. O que se tem passado com Nyusi da Frelimo, Dhlakama da Renamo e Simango do MDM é um conjunto de "banhos de multidão", é um conjunto de quantidades que os fotógrafos gostam de explorar e mostrar. É neste âmbito que cada candidato julga que as suas multidões significam aceitação, aderência imediata à sua candidatura, é neste sentido que cada candidato fica sensorialmente seduzido e convencido, é neste sentido que estamos perante um exemplar exercício de sinestesia (se há tanta gente aqui é porque me preferem), é neste sentido que se compreende o "já ganhei" dito - desta ou daquela forma, por essas ou outras palavras - pelos candidatos presidenciais, seus porta-vozes, seus admiradores e seus intelectuais orgânicos. Aguarde a continuidade desta série.

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