28 janeiro 2011

Sismos sociais

No norte de África e no Médio Oriente multiplicam-se as manifestações de protesto social. Sismos sociais - para usar uma expressão por mim criada em 2008, ao procurar analisar a revolta popular de Fevereiro desse ano no nosso país. Há todo um imenso trabalho analítico a fazer para além da habitual diatribe moral e do não menos habitual dedo criminalizador. Imagem reproduzida daqui. Se e quando puder, procure seguir a minha série O princípio da história.
Adenda às 20:52: internet inacessível, celulares bloqueados no Egipto. Em português aqui.
Adenda 2 às 23: tensão no Egipto faz subir o preço do petróleo. Aqui.

3 comentários:

ricardo disse...

Todavia, os novos catalizadores tecnologicos, como o wikileaks, o facebook e a rede telefonica movel abriram novas possibilidades para esses abalos teluricos sociais por parte de povos subjugados por regimes tiranicos e despotas. E fundamentalmente, a troca de ideias entre pessoas que nunca se viram, nem tem planos de o fazer. No mundo virtual nao ha classes sociais, nem sequer regras de protocolo, independentemente da moderacao dos nossos comentarios.

Nesse particular, sinto-me aqui muito tunisino e quase egipcio...

Eu por exemplo, so me posso expressar livremente no meu pais por meio deste blog. Em qualquer outro forum eu estaria somente calado a ouvir as retoricas costumeiras dos falsos patriotas e dos alpinistas socio-politicos. Estou convicto que ja dialoguei aqui com muitos anonimos que nada mais sao que os quadros dirigentes do partido no poder responsaveis pelo status-quo. Ate Guebuza podera ter dialogado comigo neste blog. O que seria impensavel na vida real.

Na sua eterna mania de olhar o mundo segundo a cor das suas proprias lentes, os despotas pensam que eliminando o acesso aos meios tecnologicos matam o problema pela raiz. Puro engano, somente transforma-no numa nova forma de conflito, seja ele na forma de terrorismo, chauvinismo ou simplesmente linchamentos sem sentido.

AGRY disse...

gostaria que lesse esta postagem
http://agrywhite.blogspot.com/2011/01/revolucoes-sociais-e-internet.html

Carlos Serra disse...

Obrigado por ter recordado a entrevista...