30 agosto 2010

Frelimo está a desviar-se dos seus objectivos (Marcelino dos Santos) (1)

O veterano nacionista e membro sénior da Frelimo, Marcelino dos Santos, esteve em Joanesburgo no fim-de-semana. Falou para jovens e, no fim da sessão, o jornalista da Rádio Moçambique, João de Sousa, entrevistou-o. Aguardem a continuidade da série, em primeira mão na blogosfera. O meu obrigado ao João pelo envio do material. Extracto da entrevista:
"JS – Considera que a Frelimo se está a desviar do seu objectivo ?
MS – Eu acho que sim. Eu já disse isso a nível do Partido. Por que é que o Partido se está a distanciar progressivamente das classes operária e camponesa ? Como é que este País se vai desenvolver ? É um desvio. Hoje queremos primeiro construir os empresários e dizer a eles que orientem os camponeses. Eu acho que há maneiras de crescer, só que algumas delas, actualmente, não são válidas."
(continua)

12 comentários:

Leonardo Zunguene disse...

...mais tinta e devates a caminho!!!
solucoes roçadas de leve, nunca serão atingidas enqto a saga de ideias e accoes nao andarem num caminho so!

umBhalane disse...

Só pode ser piada (parafraseando os meus irmãos Brasileiros).

V. Dias disse...

Estou à espera daqueles que nos criticavam e chamaram nomes, entre os quais anti-patriotas venham também chamar, com o mesmo peso e medida, de anti-patriota a Marcelino dos Santos por sinal um dos "patrões" da Frelimo.

Posso até estar equivocado, acho que Marcelino dos Santos é leitor deste diário, e felizmente, aprendeu a ouvir e a perceber que a governação da Frelimo em geral e de Guebuza em particular é má.

Isto é ter as "coisas" no lugar. Isto é que se chama de sensatez de um homem.

Zicomo

Heyden disse...

Isso ja muda muito a minha maneira de ver as coisas. Fique muito tempo a duvidar do que via ou imaginava ver, pouco a pouco tou a ficar iluminado. Sera que li isto bem?

Anónimo disse...

cocuana nao tem razao esta viragem esta kombela desculpa

mulandi kamphumo

Reflectindo disse...

Eu posso vir a não concordar com o que Marcelino dos Santos disse na África do Sul, já que muitas vezes não concordo com ele.

Mas nisto, interessa-me muito em ver o comentário do meu amigo Basílio Muhate e precisamente como Viriato Dias espera. Muhate com certeza vai mandar saudacões anti-patrióticas a Marcelino dos Santos que fez estas declaracões na África do Sul e contra a sua Frelimo. Ou serão saudacões anti-Frelimo???

E não vale apena esquivar isto, amigo Basílio Muhate!

Danilo disse...

São sinais esses…

Faço das do Viriato minhas palavras...gostaria mesmo de saber se Marcelino dos Santos também será classificado de anti-patriota...

ahhhh isso fico a espera.

Acordem!!! PORQUE O REI VAI NÚ....

Abdul Karim disse...

Viriato,

Vais seleciona-lo ?

Acho bom se ele for leitor desse diario, 'e sempre Bom, sabermos que ele ainda possui "flexibelidade mental" para descernir o que 'e valido e o que nao.

Em 1996, recebi a visita dele e os parabens dele, porque fiz uma montra na minha loja, no Predio Pott,

Era uma montra de exposicao de "residuos militares da ex URSS em Mocambique", tambem uma expecie de retrospectiva da destruicao causada pela guerra civil em Mocambique, obviamente que a montra nao continha os numeros de mortos humanos mocambicanos, e o material tinha sido gentilmente concedido pelo Quartel General das FADM.

Nao percebi se os parabens eram porque ele achava que eu tinha talento artistico, ou ele estava com saudades da URSS.

ricardo disse...

Quando o barco afunda, os ratos sao os primeiros a abandonar o navio...

"Qua is adsuesco assuesco exsisto vos Marcelino dos Santos? Ut vos priores gazeteer te has no ut question QUOD vos said quam is est ut unus FRELIMO period of vicis priores infractus fashionable, ut talis, nao is adsuesco assuesco operor felt res ut of opus QUOD camponeses, tamen drum, ut of capitalists QUOD corpus?!..."

Onde estavas tu, Marcelino dos Santos, quando um jornalista te fez essa pergunta e disseste que a FRELIMO era um partido moderno, como tal, nao fazia sentido ser de operarios e camponeses, mas tambem, de capitalistas e e empresarios?!

Dixit

Abdul Karim disse...

Viriato,

As tantas quer nos contar um filme.

Ele nao 'e xiconhoca ?

Desconfio, vou esperar ver toda entrevista, nao confio nele, e ainda que esteja a ler-me, 'e BOM ele saber, o que penso dele.

Nao 'e ele que diz os Jovens tem que ser "policamente educados" ? "politicamente educado" dele nao 'e macuacua ?

Esta contorcer-se, virar-se, ja nos vendeu com os sovieticos e agora quer fazer filmes, esta a sentir o abalo sismico.

Esta virar.

V. Dias disse...

Karim,

Vamos todos esperar pelo resto da entrevista que promete.

Apesar de tudo, Marcelino dos Santos é um homem coerente. E eu adoro pessoas coerentes, nem que seja para dizer asneiras. É coerente, pronto.

Zicomo

Unknown disse...

Tenho dito eu que tenho sorte e ter um tio (materno) FRELISMISTA de convicção, que ser da FRELIMO não é ser alienado mentalmente!

Infelizmente, malta Edson, e companhia insistem em ressonar os Frelimistas de conveniência!

Outros, até renunciam cargos nas universidades porque querem melhor servir as ieeologias do Partido! assim não vamos longemirmãos.